sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Manchas Urbanas

Um projeto da Eduardo Severino Cia. de Dança - Porto Alegre, RS

No Centro de Porto Alegre, dias 14, 15, 16, 17 e 18 de outubro - 10h/manhã / 21; 22, 23, 24 e 25 de outubro - 16h/tarde. 

Em breve divulgaremos o mapa do percurso.

Sabe-se que o estudo do tempo e do clima ocupa uma posição central e importante no amplo campo da ciência ambiental. O clima influencia diretamente as plantas, os animais (incluindo o homem), o solo  e até as rochas através do intemperismo.  O clima e as variações climáticas exercem grande influência sobre as sociedades. As principais bases da vida para a humanidade, principalmente o ar, a água, o alimento e o abrigo, estão na dependência do clima. Até mesmo no vigor físico do homem eles influenciam. 

                                                  Eduardo Severino - Foto Fabricio Simões



Por outro lado, o homem também pode influenciar o clima, inadvertidamente, através de suas várias atividades e ações, muitas vezes impensadas, tais como a urbanização, industrialização, derrubada de árvores (desmatamento), atividades agrícolas, drenagem, etc.  Entretanto, o maior impacto do homem sobre o clima acontece nas áreas urbanas. Os melhores exemplos são os grandes aglomerados urbanos, onde os processos de absorção, difusão e reflexão da energia solar e a significativa concentração de poluentes perturbam o mecanismo atmosférico, produzindo o que se chama de “clima urbano”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário